Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril

Criatividade, ousadia<br>e persistência

O anúncio da aquisição da Quinta do Cabo para aumentar o espaço da Festa do Avante! foi recebido pelos membros da organização concelhia de Braga do Partido com o entusiasmo esperado. Certos de que esta oportunidade não só não podia ser desperdiçada como devia ser amplamente potencializada, trazendo melhorias substanciais para o funcionamento da Festa bem como novas oportunidades para quem a visita, a organização rapidamente se mobilizou em torno da campanha nacional de fundos lançada a propósito.

A alegria de aproveitar o crescimento físico da Festa para aumentar também o seu prestígio e participação levou a direcção concelhia a conseguir estabelecer rapidamente objectivos para a campanha entre todos os militantes, ao mesmo tempo que se encetavam dezenas de conversas com amigos do Partido, gentes da cultura e das artes, autarcas e outros que, mesmo não tendo nenhuma ligação anterior à organização nem tendo ido nunca à Festa do Avante!, conseguiram ser ganhos para contribuírem. Daí resultaram contactos interessantes e inesperados, que abrirão portas, agora, para uma mais ampla divulgação da edição deste ano da Festa, coincidente com a comemoração dos seus 40 anos e com a inauguração do novo espaço, juntando a Quinta do Cabo à Quinta da Atalaia.

Múltiplas vantagens

Após ter conseguido, logo no início da campanha, significativos contributos de gente de fora do Partido, e de forma a ir mais longe do que os compromissos assumidos pelos militantes, a Comissão Concelhia de Braga decidiu desenvolver uma acção de recolha de fundos que funcionasse simultaneamente como espaço de reforço do Partido. Assim nasceu a iniciativa «Jantares p’rá Quinta à Sexta», que desde o início da campanha tem juntado militantes e amigos do Partido em iniciativas que contam com o contributo de todos – da mobilização à cozinha da Associação «A Bogalha», palco de cerca de uma dezena de jantares até ao momento.

Datas comemorativas e efemérides foram ainda incluídas nestes jantares, como foi o caso do aniversário do PCP este ano e no ano passado, ou as comemorações do 25 de Abril, aproveitando-se assim para integrar na campanha de fundos momentos que já eram tradicionalmente assinalados com iniciativas semelhantes.

A estes jantares já vieram, inclusive, novos recrutamentos no Partido, tendo sido a primeira iniciativa em que participaram, cumprindo-se assim o objectivo de encontrar forma de «encaixar» esta campanha no reforço da organização e ao mesmo tempo criar um espaço onde militantes e amigos pudessem conviver com regularidade e discutir a Festa e outros assuntos de forma mais informal, aproximando-os do trabalho do Partido e da organização concelhia.

Ir sempre mais longe

Com o sucesso desta iniciativa em particular, como dos contributos conseguidos desde o início da campanha, a organização atingiu muito rapidamente o objectivo a que se tinha proposto, tendo decidido então alargar ainda mais esta acção para que ela pudesse chegar mais longe e a mais gente. Assim, redefinindo o contributo final proposto para o concelho de Braga, a organização realizará ainda pelo menos dois jantares até ao final da campanha. Com o mesmo objectivo, procurar-se-á estabelecer novos compromissos a assumir tanto por quem não tenha tido ainda oportunidade de contribuir como por quem, à semelhança da organização concelhia, entendeu ir mais longe no seu contributo pessoal depois de ver o seu compromisso inicial cumprido.

Segue assim a campanha nacional para a recta final na organização concelhia de Braga, com o envolvimento efectivo da estrutura do Partido e de todos quantos entenderam juntar-se para garantir o sucesso da Festa do Avante! deste ano, com todas as oportunidades e novos desafios que ter mais espaço implicará para toda a organização.

 



Mais artigos de: PCP

«É possível um País melhor»

O PCP encheu por completo a Alfândega do Porto, no sábado, 12, num comício evocativo do seu 95.º aniversário, cujas comemorações decorrem sob o lema «Sempre com os trabalhadores e o povo, pela democracia e o socialismo».

Democracia e socialismo

As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.

Confiança e entusiasmo no Seixal

No Seixal, os 95 anos do PCP foram comemorados com um almoço, no domingo, que juntou muitas centenas de pessoas no Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional. Momentos antes, Jerónimo de Sousa foi convidado a colocar a última das 95 bandeiras do Partido que foram hasteadas ao...

Marcha atrás na destruição, para avançar

Trabalhadores e membros de ORT, eleitos autárquicos e na Assembleia da República, membros de comissões de utentes e dirigentes do PCP, incluindo o Secretário-geral do Partido, debateram, faz hoje uma semana, os transportes públicos e a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Preservar e divulgar<br>o património

Jerónimo de Sousa esteve na sexta-feira, 11, no concelho da Covilhã, a participar na apresentação do livro «As pinturas do Salão dos Continentes na Casa das Morgadas e a arte na Covilhã no início do Século XVIII», dos...

Dar dignidade à vida

O PCP editou um novo folheto que sustentará um vasto conjunto de acções de contacto com reformados e pensionistas. Valorizar pensões e reformas e combater a pobreza são as exigências centrais.

Maior, melhor e mais acolhedora

A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será inesquecível por incorporar pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo. Mas há mais melhorias à vista.

Campanha chega longe

Amanhã, 18, vários deputados do PCP vão estar junto a empresas e locais de trabalho a mobilizar contra a precariedade, numa acção integrada na campanha que o Partido tem em curso.

Lutar pela igualdade

O folheto do PCP evocativo do Dia Internacional da Mulher foi profusamente distribuído em todo o País, junto a empresas de grande concentração de mão-de-obra feminina e noutros locais, como estações e terminais de transporte público e mercados. Nesse documento, que...

Controlo público da banca

«Controlo público da banca, condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» é o tema do seminário que o PCP promove no próximo dia 22, às 15 horas, no auditório JJ Laginha, do ISCTE, em Lisboa. Participam Jerónimo de Sousa, o membro da...

PCP debate refugiados

O PCP promove, amanhã e sábado, um ciclo de debates sobre «A crise dos refugiados, migrações e a União Europeia», com a presença dos seus deputados no Parlamento Europeu. No dia 18, sexta-feira, realizam-se dois debates: em Torres Novas às 21 horas, no...

Empresários comunistas

A Coordenadora Distrital de Lisboa para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP realizou, no dia 11, um jantar seguido de debate sobre os problemas que afectam esta camada social. Nesta iniciativa, em que participaram mais de 60 pessoas dos vários concelhos do distrito e dos mais...

Organizar e intervir

No dia 12, realizou-se a 4.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas da Cidade de Lisboa, que fez um balanço do trabalho realizado e traçou objectivos para os próximos anos. O reforço do Partido nas empresas, o alargamento da unidade dos trabalhadores e a...