Criatividade, ousadia<br>e persistência
O anúncio da aquisição da Quinta do Cabo para aumentar o espaço da Festa do Avante! foi recebido pelos membros da organização concelhia de Braga do Partido com o entusiasmo esperado. Certos de que esta oportunidade não só não podia ser desperdiçada como devia ser amplamente potencializada, trazendo melhorias substanciais para o funcionamento da Festa bem como novas oportunidades para quem a visita, a organização rapidamente se mobilizou em torno da campanha nacional de fundos lançada a propósito.
A alegria de aproveitar o crescimento físico da Festa para aumentar também o seu prestígio e participação levou a direcção concelhia a conseguir estabelecer rapidamente objectivos para a campanha entre todos os militantes, ao mesmo tempo que se encetavam dezenas de conversas com amigos do Partido, gentes da cultura e das artes, autarcas e outros que, mesmo não tendo nenhuma ligação anterior à organização nem tendo ido nunca à Festa do Avante!, conseguiram ser ganhos para contribuírem. Daí resultaram contactos interessantes e inesperados, que abrirão portas, agora, para uma mais ampla divulgação da edição deste ano da Festa, coincidente com a comemoração dos seus 40 anos e com a inauguração do novo espaço, juntando a Quinta do Cabo à Quinta da Atalaia.
Múltiplas vantagens
Após ter conseguido, logo no início da campanha, significativos contributos de gente de fora do Partido, e de forma a ir mais longe do que os compromissos assumidos pelos militantes, a Comissão Concelhia de Braga decidiu desenvolver uma acção de recolha de fundos que funcionasse simultaneamente como espaço de reforço do Partido. Assim nasceu a iniciativa «Jantares p’rá Quinta à Sexta», que desde o início da campanha tem juntado militantes e amigos do Partido em iniciativas que contam com o contributo de todos – da mobilização à cozinha da Associação «A Bogalha», palco de cerca de uma dezena de jantares até ao momento.
Datas comemorativas e efemérides foram ainda incluídas nestes jantares, como foi o caso do aniversário do PCP este ano e no ano passado, ou as comemorações do 25 de Abril, aproveitando-se assim para integrar na campanha de fundos momentos que já eram tradicionalmente assinalados com iniciativas semelhantes.
A estes jantares já vieram, inclusive, novos recrutamentos no Partido, tendo sido a primeira iniciativa em que participaram, cumprindo-se assim o objectivo de encontrar forma de «encaixar» esta campanha no reforço da organização e ao mesmo tempo criar um espaço onde militantes e amigos pudessem conviver com regularidade e discutir a Festa e outros assuntos de forma mais informal, aproximando-os do trabalho do Partido e da organização concelhia.
Ir sempre mais longe
Com o sucesso desta iniciativa em particular, como dos contributos conseguidos desde o início da campanha, a organização atingiu muito rapidamente o objectivo a que se tinha proposto, tendo decidido então alargar ainda mais esta acção para que ela pudesse chegar mais longe e a mais gente. Assim, redefinindo o contributo final proposto para o concelho de Braga, a organização realizará ainda pelo menos dois jantares até ao final da campanha. Com o mesmo objectivo, procurar-se-á estabelecer novos compromissos a assumir tanto por quem não tenha tido ainda oportunidade de contribuir como por quem, à semelhança da organização concelhia, entendeu ir mais longe no seu contributo pessoal depois de ver o seu compromisso inicial cumprido.
Segue assim a campanha nacional para a recta final na organização concelhia de Braga, com o envolvimento efectivo da estrutura do Partido e de todos quantos entenderam juntar-se para garantir o sucesso da Festa do Avante! deste ano, com todas as oportunidades e novos desafios que ter mais espaço implicará para toda a organização.